quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Preaparando.....3......2.....1......Verão......tá chegando....ainda dá tempo....


RECURSOS PARA TRATAMENTO DE FIBROEDEMA GELÓIDE - CELULITE

Conceito
É um processo distrófico da derme e hipoderme, de etiologia multifatorial e interdependente, sendo o hiperestrogenismo, fatores endógenos e exógenos, patologias agregadas, as bases fundamentais para a formação da Lipodistorfia Ginóide (LDG) em um indivíduo geneticamente predisposto.
Causas
Causas do Hiperestrogenismo:
  • aumento estrôgeno em tumores ovarianos
  • aumento da conversão periférica (extraglandular) de androsterodiona em estroma. O tecido gorduroso é o principal local da conversão androstenodiona em estroma.
  • retardo clearence de estroma
  • iatrogênica: hormonoterapia (estrogeno, contraceptivo), antihistamínico, antitireodiano, ?- bloqueadores, etc.)
 Fatores endógenos:
- Distúrbios metabólicos compreendendo a insulina, hormônios tireoidianos, prolactina, LH, glucagon, hormônios adrenais e gestação
Fatores exógenos:
- Dieta hipercalórica, hiperlipídica, insuficiente em proteínas e fibras, líquidos, sais minerais e oligoelementos e sedentarismo
Patologias agregadas:
- Doenças genéticas associada à obesidade, doenças glandulares, metabólicas, neurológicas, ginecológicas, etc.

Estágios da LDG
A LDG é uma afecção evolutiva, causada por edema do tecido conectivo, pela polimerização de mucopolissacarídeos, que aumenta a retenção de água:

1º Estágio: Estase - formação de microestases sanguíneas e linfáticas localizadas, provocando alterações no tecido dermo-hipodérmico, com transudamento capilar e consequente edema tecidual.

2º Estágio: Infiltrativo - degeneração das fibras do colágeno e elásticas, com consequente floculação do tecido conectivo, e formação de micronódulos.

3º Estágio: Organizativo fibroso - completo processo de eliminação de catabólitos, formando trama profunda e compacta de elementos vasculares e celulares, transformando os micro em macronódulos.

4º Estágio: Fibrosocicatricial - o tecido dérmico e hipodérmico sofre esclerose

Graus das LDG
Grau O - não celulite
Grau I - leve ondulação superficial
Grau II- ondulações e depressões cutâneas
Grau III- ondulações e estriações, efeito casca de laranja
Grau IV - nódulos palpáveis e estriações
 TRATAMENTOS: 
- ULTRASSOM 3 MHz: aparelho que emite ondas de som ou vibrações mecânicas num meio elástico. Estas ondas longitudinais fazem com que a membrana do tímpano vibre e, portanto, são chamadas vibrações sonoras.
Efeitos do ultrassom
* Efeitos Mecânicos
Em consequência das vibrações longitudinais, característica do ultra-som, um gradiente de pressão é desenvolvido nas células individuais. Como resultado desta variação de pressão positiva e negativa, elementos da célula são obrigados a se moverem / vibrarem, formando uma microcorrente acústica que origina a micromassagem tecidual, aumentando o metabolismo celular, o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio.
* Efeitos Térmicos
São decorrentes da absorção da onda pelo tecido e da agitação das moléculas, sendo representados por vasodilatação, aumento da permeabilidade da membrana, aumento na reabsorção tecidual e aumento na extensibilidade do colágeno.
* Efeitos Químicos
A microcorrente acústica promove o aumento da permeabilidade das membranas celulares, capaz de alterar a taxa de difusão dos íons, causando alterações terapêuticas como aumento na secreção pelos mastócitos (liberação de histamina), aumento na captação de cálcio e maior produção de fator de crescimento pelos macrófagos. Em adição, uma variação do pH dos tecidos para próximo da condição alcalina é observada.
* Efeito de Cavitação
Este efeito descreve a formação de bolhas ou cavidades no meio líquido, decorrentes de ondas estacionárias. Pode promover danos teciduais quando as bolhas geradas são em grandes quantidades e só é utilizado, propositalmente, em pós hidrolipoclasia ultrassônica (realizado por médicos).
* Efeito de Fonoforese
Fonoforese ou Sonoforese é a habilidade do Ultrassom em incrementar a penetração de agentes farmacologicamente ativos para a pele através da onda ultrasônica. Os princípios ativos comumente utilizados são hyalozima, cafeína, ginkobiloba, entre outros.
* Efeito Tixotrópico
Capacidade do Ultra-Som na redução da viscosidade do tecido ou na despolimerização da substância fundamental amorfa. Através desse efeito, ocorre o aumento da elasticidade tecidual e a diminuição de consistência tecidual fibrótica.
* Efeito sobre o Sistema Nervoso Periférico
A utilização no modo contínuo pode afetar a velocidade de condução nervosa, aumentando-a devido ao aquecimento dos tecidos.
* Efeito sobre a Cicatrização
As ondas ultra-sônicas são capazes de facilitar a formação de novos vasos, atuando na facilitação da cicatrização.
 - ELETROLIPÓLISE (PHYSIOTONUS SLIM):  
É uma técnica caracterizada pela aplicação de microcorrente específica de baixa freqüência (ao redor de 25 Hz) que atua diretamente nos adipócitos e lipídios acumulados, produzindo sua destruição e favorecendo sua posterior eliminação. O tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos localizados são conseguidos devido à geração de campo elétrico entre os eletrodos, que produz uma série de modificações fisiológicas responsáveis pelo fenômeno da eletrolipólise.
EFEITOS DA ELETROLIPÓLISE:
  • Efeito Joule: a corrente elétrica produz calor capaz de promover vasodilatação com aumento de fluxo sangüíneo local, não atingindo tecidos orgânicos. Assim, ocorre estímulo do metabolismo celular local, facilitando a queima calórica e melhorando o trofismo celular.
  • Efeito eletrolítico: ocorre um movimento iônico por ação da corrente que altera a polaridade da membrana celular, estimulando o consumo de energia a nível celular.
  • Efeito circulatório: com a vasodilatação, ocorre ativação da microcirculação, melhorando alterações circulatórias e congestivas.
  • Efeito neuro-hormonal: estimulação do sistema simpático para liberar catecolaminas e assim realizar a hidrólise dos triglicerídeos.

- MOBILIZAÇÃO TECIDUAL (DERMOVAC):
 O Dermovac é um moderno equipamento gerador de vácuo, com tecnologia microprocessada que garante uma exatidão nos parâmetros de sucção e, consequentemente, alta eficiência no tratamento.
O equipamento produz uma sucção de intensidade controlada de forma contínua ou pulsada com manoplas de formatos variados que são deslizadas sobre a superfície corporal, com finalidades estéticas, ortopédicas e reabilitação.
Sua eficácia de tratamento se dá pela capacidade de selecionar o tamanho da manopla, o modo de sucção (contínuo ou pulsado) e a potência da aspiração.
EFEITOS DA MOBILIZAÇÃO TECIDUAL
  • Melhora do tônus cutâneo: submetido a uma força de tração, o fibroblasto produz mais colágeno e elastina do que em estado de repouso.
  • Hipervascularização: incremento da circulação superficial pela ação do vácuo.
  • Aumento da atividade linfática: desde que respeitando a fisiologia do sistema linfático.
  • Melhora do sistema imunológico: pela maior ação do sistema linfático e estimulação linfonodos.
  • Relaxamento: pela ação da massagem sobre o sistema neurovegetativo proporcionando uma sensação de bem estar.
  • Redução de edemas e hematomas: por ação no sistema linfático.
 PROTOCOLO DE TRATAMENTO:
 - Esfoliar a pele para a remoção da camada de celular mortas e melhorar a penetração de princípios ativos.
- Aplicar eletrolipólise com eletrodos ou agulhas de acupuntura, por no mínimo 50 minutos.
Ouu
- Aplicar Ultrasom 3 MHz na região acometida pela celulite, com movimentos circulares, pelo tempo de 1 minuto por tamanho de cabeçote. Para otimizar seus resultados, pode ser aplicado com gel com cafeína, centelha asiática, alcachofra ou outros princípios ativos específicos para celulite.
- Aplicar Dermovac, na região onde ser aplicou eletrolipólise com movimentos de massagem modeladora ou drenagem linfática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário