domingo, 1 de agosto de 2010

DRENAGEM LINFÁTICA NA GRAVIDEZ.


A gestação é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Para muitas delas, esse período se transforma em pura felicidade. Mas, além das emoções é importante que a futura mamãe consiga se adaptar às transformações ocorridas neste período, para a sua saúde e do bebê.

Entre os muitos cuidados, que vão do acompanhamento pré-natal à alimentação, a drenagem linfática tem sido um bom recurso aplicado durante esta fase, para aliviar a retenção de líquido, consequentemente os inchaços, que são comuns principalmente nas pernas e pés e nas mãos.

Ela é realizada para melhorar esta retenção hídrica drenando o excesso de líquido novamente para os vasos venosos e linfáticos, auxiliando, dessa forma, na eliminação de toxinas retidas nos tecidos. A técnica consiste em movimentos muito suaves, que vão lentamente 'empurrando' esse líquido novamente para os vasos, para que seja posteriormente eliminado. Esse tipo de massagem é muito utilizado no pré e pós-parto, prevenindo e evitando transtornos circulatórios.

A fisioterapeuta, Tatiana Campos Rocha oferece, no Espaço Equilíbrio, em Belo Horizonte (MG), a drenagem linfática manual corporal para gestantes, pois acredita que é possível conviver bem com as transformações geradas pela gravidez, com inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A técnica, que garante o bem-estar da mulher durante e depois da gestação, é uma das mais procuradas para ativar a circulação e combater os efeitos incômodos das mudanças que acompanham os meses de gravidez.

Segundo a fisioterapeuta, as sessões de drenagem podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher já começa a perceber mudanças no corpo e no comportamento. "O tratamento proporciona bem-estar emocional e os resultados favorecem muito a auto-estima, o que garante uma gestação mais saudável e feliz. No período pós-parto, a massagem ajuda a reduzir mais rapidamente o líquido retido durante a gestação, contribuindo para a recuperação plena da saúde física e estética", destaca Tatiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário