domingo, 1 de agosto de 2010


A Síndrome de Desarmonia Corporal

Definição

Existe um conjunto de alterações que afetam a estética corporal, que chamamos de “Síndrome de Desarmonia Corporal” – SDC. Estas alterações foram descritas pela primeira vez pelo Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto da Clínica Naturale, com base em suas pesquisas sobre estética humana.

Esta Síndrome se caracteriza pela presença de Celulite, Alterações da Gordura Corporal e Alterações Musculares que aparecem freqüentemente associadas.

A Síndrome de Desarmonia Corporal

· Celulite

·

· Alterações da Gordura Corporal

Excesso de Peso

Excesso de Gordura na Composição Corporal

Gordura Localizada

Gordura Regionalizada

· Alterações Musculares

Flacidez Muscular

Perda de Massa Muscular

Assim toda a composição corporal, que é realmente o que determina a forma corporal , deve ser considerada na manutenção e recuperação da Harmonia Corporal .

A Celulite, as Alterações Musculares (Tônus e Massa) e as Alterações da Gordura Corporal ( excesso de peso, excesso de gordura, gordura localizada e gordura regionalizada) têm um papel na Desarmonia Corporal, com intensidades diversas para cada paciente e devem ser juntas tratadas, mas de uma maneira personalizada, com um programa de tratamento desenhado para cada paciente. Nestes escritos vamos discutir as causas da SDC e as bases de seu tratamento.

Os Componentes da Síndrome de Desarmonia Corporal

Celulite

A Celulite, cujo nome médico é Hidrolipodistrofia, não é só excesso de gordura, é uma gordura alterada, que tem edema (água), e que sofre a influência dos hormônios femininos, mesmo normais. É uma das maiores queixas dos pacientes que procuram nossa Clínica para recuperação da forma corporal. Suas causas são multifatoriais.

Alterações da Gordura Corporal

O excesso de gordura pode se manifestar de 4 formas, isoladamente ou associadas:

1- Excesso de peso: o paciente tem peso acima do normal que se reflete de maneira diferente dependendo da quantidade de músculo que o paciente tem. Ele pode ter excesso de peso e de gordura com massa muscular normal ou aumentada, ou excesso de peso e de gordura, com massa muscular diminuída, que é a pior situação possível.

2- Excesso de Gordura na Composição Corporal: o paciente tem uma proporção de gordura maior, quando comparado com os tecidos magros (músculos, órgãos e ossos) , isto pode ocorrer com ou sem excesso de peso. Portanto, mesmo pacientes magras, podem ter excesso de gordura na composição, com as alterações estéticas disso decorrentes e seriam as chamadas "magras / gordas”.

3- Gordura Regionalizada: é a gordura que se deposita preferencialmente na região do quadril e da coxa, nas mulheres. Pode ocorrer em pessoas com excesso de peso, com peso normal, com peso baixo, e até mesmo em atletas, com pouca gordura no corpo (o que ocorre, é que o pouco de gordura que existe se encontra em um determinado lugar, na mulher geralmente no quadril e coxa). É diferente da Gordura Localizada porque não se caracteriza por uma projeção, é uma gordura distribuída homogeneamente.

4- Gordura Localizada: A Gordura Localizada, é uma projeção de gordura em um determinado local, por exemplo, nos culotes, ou na barriga. Não se deve confundir a gordura localizada com as outras formas de excesso de gordura. (excesso de peso, excesso de gordura na composição corporal, gordura regionalizada)

Alterações Musculares

O que dá forma ao corpo, não é a gordura, é o músculo.

Na Síndrome de Desarmonia Corporal os músculos podem estar alterados de duas formas

1- Diminuição da Massa Muscular: existe uma pequena quantidade de músculos

2- Atonia: o músculo está presente em boa quantidade, mas está flácido.

O Tratamento Combinado da Síndrome de Desarmonia Corporal - O que fazer????

Existe uma grande oferta de tratamentos disponíveis e oferecidos para a correção das alterações estéticas corporais. Em um primeiro momento o paciente se sente perdido entre tantas opções divulgadas na mídia. O melhor é uma dieta ou são os exercícios? É uma lipoaspiração ou a aplicação de lipolíticos? Qual o exercício? Qual a dieta? Qual aparelho é melhor, Carboxiterapia? Endermologia? Estimulação russa? E a primeira pergunta que se faz é: O que fazer? Como fazer?

Como as alterações da Síndrome de Desarmonia Corporal são diversas, o tratamento também deve ser direcionado para cada uma das alterações. Assim é que realizamos um tratamento combinado onde a maioria dos métodos pode ser utilizada, mas de uma maneira personalizada para cada paciente. No capítulo de tratamento discutiremos com mais detalhes cada um dos métodos e a sua indicação, mas na tabela abaixo podemos encontrar um resumo das alterações da Síndrome de Desarmonia Corporal e os tratamentos que fazem parte do programa Corpore Naturale.

A Síndrome de Desarmonia Corporal

Alteração

Tratamento

Celulite

· Celulite estágios I, II, III, IV

Correção Alimentar

Exercícios aeróbicos

Aplicação de lipolíticos – Mesoterapia

Drenagem linfática

Tratamentos Complementares

Ultra-som – Hidrolipoclasia Ultra-sônica

Eletrolipoforese,

Endermologia,

Carboxiterapia

· Depressões de Celulite

Lipoescultura e subcisão

Alterações da Gordura Corporal

Excesso de Peso

Correção alimentar

Exercícios aeróbicos

Excesso de Gordura na Composição Corporal

Correção alimentar

Aplicação de lipolíticos

Exercícios aeróbicos

Gordura Localizada

Lipoaspiração

Vibrolipoaspiração

Lipolight

Laserlipólise

Lipoescultura

Gordura Regionalizada

Correção alimentar

Aplicação de lipolíticos

Hidrolipoclasia ultra-sônica

Exercícios aeróbicos

Alterações Musculares

Flacidez Muscular

Exercícios anaeróbicos

Exercícios aeróbicos

Eletroestimulação muscular

Corrente russa

Perda de Massa Muscular

Exercícios anaeróbicos

Exercícios aeróbicos

Alimentação hiperproteica

Nenhum comentário:

Postar um comentário