domingo, 1 de agosto de 2010

LEIA MAIS SOBRE A MASSGEM E COMEÇE HOJE MESMO A CUIDAR DO SEU TEMPLO.

A CURA DO CORPO E DA MENTE ACONTECE QUANDO NOS PROPOMOS A CUIDAR MELHOR DE NÓS MESMOS.VAMOS ARRUMAR UM TEMPO PARA RELAXAR.

Temos como objetivo primordial oferecer técnicas que possam
levar aos nossos pacientes e clientes, uma acentuada melhora
na sua qualidade de vida, promovendo uma minuciosa avaliação
física e montando protocolos terapêuticos compatíveis com as
necessidades psicofisiológicas de cada indivíduo.

Massoterapia

A massoterapia é a arte de restaurar e reestruturar o organismo, através do toque. A massagem é um mecanismo instintivo e intuitivo que precede a cultura humana. Nos primórdios da ancestralidade humana, quando um indivíduo sofria algum tipo de trauma ou lesão, seu primeiro recurso para minimizar a dor, era a de compressões e fricções nas áreas traumatizadas. O que por sinal, ocorre até hoje, pois o toque estimula as terminações nervosas, desencadeando o processo de fechamento das comportas de Melzak e Wall (comportas da dor).

Partindo desse princípio, com o desenvolvimento da cultura humana, a massagem foi se desenvolvendo simultaneamente por povos e épocas diferentes, conforme a necessidade de cada civilização.

A sua principal função era aliviar a dor, confortar, causar sensação de prazer e segundo relatos, estabelecer relação de status entre os integrantes de um grupo. Assim como observamos nos primatas atuais, existe uma relação de hierarquia no processo de carícia, toque, o que se observa nitidamente quanto ao “ritual” de catar parasitas entre a pelagem dos macacos.

Através do conhecimento empírico, o homem foi desenvolvendo técnicas cada vez mais apurada de toque, objetivando e direcionando as manobras no sentido de prevenir e restaurar o organismo das doenças e lesões provenientes do seu duro cotidiano.

Os mais antigos documentos sobre a terapia manual encontram-se nos vedas, textos milenares de filosofia, medicina e religião escritos a mais de 5000 anos pela civilização hindu. Os chineses, os tibetanos, os mongóis, o povo inca, os maias e os gregos, também possuíam em sua cultura terapêutica complexas técnicas manipulativas, que na verdade, são a base de todo o conhecimento de massoterapia que utilizamos nos dias de hoje.

Com o desenvolvimento da anatomia, da fisiologia e da cinesiologia, a massoterapia tornou-se um importante método de restabelecimento da saúde física e mental, através de técnicas desenvolvidas por importantes figuras na área da medicina, fisioterapia e dos esportes, etc. Entre tais personalidades podemos citar: o psiquiatra Wilhelm Reich, discípulo de Freud e considerado o pai da bioenergética. Dando prosseguimento ao seu trabalho, Alexander Lowen, Ron Kurtz. Na vertente que trata o corpo através das manipulações articulares, miofasciais como a quiropatia e a osteopatia, podemos citar: Ida Rolfing, James Cyriax, John M Mennel, G.D. Maitland, Leon Chaitow e mais recentemente Janet G. Travell e David Simons, que estudaram e definiram o fenômeno da dor referida dos trigges points (pontos gatilho).

A massoterapia é algo que acompanhou o próprio desenvolvimento humano, habitando o inconsciente coletivo, manifesta-se de forma efetiva, desde os nossos ancestrais, como um dos pilar de sustentação da moderna medicina.

É difícil definir a massoterapia como metodologia terapêutica exata. Pois como dissemos anteriormente, tal técnica possui sua origem na essência humana e tal essência, não pode ser qualificada e nem quantificada por parâmetros palpáveis. Sendo assim, o toque provem de uma fonte inspiradora, intuitiva, criativa, que transcende o caráter cartesiano de nossa atual cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário