domingo, 1 de agosto de 2010

VERDADE E MITOS SOBRE A DRENAGEM LINFÁTICA.


Muitas revistas dirigidas para mulheres, na área de beleza, estética e saúde, vem com um artigo ou algum comentário a respeito dessa técnica.

Alguns deles são altamente esclarecedores, outros, porém, trazem informações errôneas, que só confundem a cabeça do leitor.

Muitos curiosos e profissionais mal informados aplicam a DLM em seus clientes/pacientes informando ser uma "massagem milagrosa capaz de emagrecer, e eliminar a gordura pela urina.."., "uma massagem dolorosa, capaz até de deixar hematomas pelo corpo..." Quanto absurdo!

Drenagem linfática manual se define por uma técnica específica de terapia manual caracterizada por movimentos rítmicos, precisos e direcionados para regiões específicas do corpo humano, com o principal objetivo de favorecer a absorção de líquidos e macro moléculas que se encontram no espaço extra-vascular ou espaço intersticial.

A técnica apresenta indicação na área estética, tendo também grande importância na área médica. Podemos aplicar a técnica de drenagem linfática para reduzir o edema (inchaço) das gestantes, nos pacientes que apresentam alterações vasculares auxiliando na circulação, assim como em pacientes submetidos a cirurgias plásticas, favorecendo sua recuperação.

Porém, sua maior indicação hoje está voltada à estética, com o objetivo maior de promover um corpo com contornos definidos e atraentes. Não é a toa que todas as clínicas de estética incluem em seus "pacotes de tratamento" sessões de Drenagem linfática.

Ela promove uma redução das medidas corporais, uma vez que a técnica diminui a retenção hídrica, que a maioria das mulheres apresenta, principalmente no período pré-menstrual. Mulheres em menopausa, que fazem reposição hormonal, também podem apresentar-se inchadas, e desta forma, se beneficiar com sessões de drenagem.

Além disso, a técnica se torna uma importante aliada no tratamento de redução de celulite, uma vez que atua na eliminação do líquido acumulado nas regiões celulíticas (frequentemente coxas e glúteos), favorecendo o aumento da circulação local com conseqüente melhora das trocas metabólicas entre os tecidos e capilares, melhorando o aspecto da pele.

Porém, os maiores benefícios da drenagem, que abrangem pontos mais importantes, relacionados à saúde, poucas fontes descrevem.

Tais como:

Diminuição do estresse através dos movimentos suaves, rítmicos e precisos: essas manipulações exercem um efeito relaxante e sedante nos músculos que se encontram tensos promovendo uma sensação de bem estar;

Melhora o automatismo das fibras musculares lisas: por exemplo, auxilia no peristaltismo intestinal, favorecendo as pessoas que têm dificuldade no funcionamento diário do intestino;

Ainda que não haja comprovação científica, acredita-se que com a drenagem linfática manual melhoramos a resposta defensivo-imunitária das zonas tratadas, baseando-se em resultados clínicos; os gânglios linfáticos são órgãos que têm grande importância na produção de células de defesa.

Além disso, melhora nossa percepção corporal, já que estamos constantemente nos avaliando junto ao espelho e junto ao profissional.

A sessão de drenagem linfática deve ser realizada preferivelmente em ambiente próprio e aconchegante, e o uso de aromatizadores, arandelas e música suave criam um ambiente altamente propício para o relaxamento do corpo e da mente.

A fim de informar nossos leitores, segue abaixo as explicações para alguns mitos freqüentemente descritos e ouvidos sobre a Drenagem linfática:

Mitos

Explicações

DLM emagrece.

Não emagrece, porém você diminui suas medidas por eliminar o líquido retido. Além disso, se torna um fator motivante quando a pessoa se encontra em um programa de reabilitação alimentar.

As manobras drenam as gorduras e esta sai na urina.

Absolutamente impossível. Drenamos o liquido retido rico em toxinas, restos metabólicos e proteínas e devolvemos ao sistema circulatório. A partir daí o organismo se encarrega de eliminar o excesso de líquido pela urina.

A DLM é iniciada pelos pés.

A DLM é iniciada com a manipulação ganglionar na região do pescoço, e no deságüe final supra e infra clavicular.

DLM precisa doer pra fazer efeito. É normal ficar com manchas roxas.

Absurdamente errado. Se aparecer algum tipo de hematoma pelo corpo, significa rompimento de capilares sanguíneos. Não é indicado lesionar a pele de nosso paciente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário